Escolha uma Página

Refação: Você pode viver sem ela

Refação é o bicho-papão em todas as equipes.

Olá tudo bem?

Sempre que se fala em material gráfico, criação de arte e aprovação, temos que abordar também a tão assombrosa refação. Uma pedra no caminho de times inteiros de marketing e criação…

Muitas vezes por conta dela muitos processos se atrasam e consequentemente, muito dinheiro pode ser jogado fora.

Nós do GruppoW que temos mais de 12 anos de estrada, estamos acostumados com a refação e por isso criamos um processo interno de produção que tenta minimizar a quantidade de solicitações de alteração.

Como explicar nosso processo inteiro seria complicado, resolvi preparar abaixo os 3 tópicos mais importantes a serem levados em consideração. O simples fato de coloca-los em prática já pode te ajudar com seus processos de criação, então lá vai:

1 – Briefing é super importante:

Antes de colocar a mão na massa efetivamente, a produção de um bom briefing pode te poupar de muito trabalho. Converse, pergunte, entenda o que é esperado do trabalho e busque destrinchar o máximo possível. Se você for quem vai criar, já é meio caminho andado para evitar erros de comunicação, mas se você for a ponte entre o cliente e a equipe de criação, detalhe ao máximo o briefing, com videos, desenhos, texto, fotos, prints, o máximo que conseguir. Uma reunião para conversar sobre o que foi solicitado também é interessante.

Nota: Estamos falando do cenário ideal, mas no caso de um cartão de visita, uma arte teoricamente simples, a refação também é um assombro e pode ser evitada, mas sem isso tudo, pois muitas vezes o custo do serviço não cobre nem envolve tanta gente assim no processo. Então a sugestão é: Use e abuse de audios de whatsapp para “brifar” bem o que é necessário produzir.

2 – Limite o número de alterações bem antes de iniciar a criação:

Isso vai acender um alerta automático na mente do cliente. Ele vai buscar ser o mais direto possível entre as solicitações de alteração. Funciona bem psicologicamente. É simples assim. Para sinalizar essas alterações, crie a nomenclatura em suas versões de aprovação. Algo como fachada_versao_1_de_3.jpg , fachada_versao_2_de_3.jpg e assim por diante.

3 – Manter organização e o fluxo de trabalho:

Se na estrutura de produção, criação, existe um gerente,  é bom que ele veja todo material antes de remeter ao cliente. Isso vai evitar que chegue alguma apresentação ou versão de arte que seja fora do que foi solicitado. Muitas vezes uma pequena refação interna pode acelerar a aprovação final.